Telefone de marcação: (71)3352.8800 Horário: 07 às 19h

Notícias

08 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrado todo dia 08 de março. A intenção é chamar a atenção de todas as nações, gestores, líderes governamentais, e do público em geral para a importância da discussão desse tema, principalmente em relação à prevenção do câncer. O Grupo CAM estará distribuindo, nesta data, cartilhas com informações básicas sobre os tipos mais comuns da doença em suas unidades clínicas.

Nas últimas décadas, as neoplasias vêm assumindo um papel cada vez mais importante dentre as causas de morte em todo o mundo, com um aumento de incidência em ambos os sexos. “Provavelmente, isso se deve ao envelhecimento da população, com maiores expectativas de vida, além de uma maior exposição a agentes carcinogênicos secundários ao intenso processo de urbanização e desenvolvimento”, explica Danilo Rebouças, oncologista clínico do Instituto de Oncologia da Bahia (ION), que faz parte do Grupo CAM.

Estima-se, anualmente, mais de 12 milhões de casos de câncer em todo mundo, causando mais de 7 milhões de mortes. No Brasil, são esperados mais de 500 mil casos novos para 2013. Apesar de todos os avanços em relação ao tratamento, levando a um aumento da sobrevida dos pacientes acometidos, o número de mortes ainda é muito expressivo.

De acordo com o especialista, vale ressaltar que, cerca de metade dos casos de câncer seriam evitáveis. Tanto o rastreamento quanto a prevenção podem reduzir significativamente a mortalidade por neoplasias. Os programas de rastreamento (principalmente os de câncer de mama, colo uterino e cólon) têm por finalidade a detecção de lesões pré-cancerígenas ou tumores iniciais, o que elevam muito as chances de cura. As estratégias de prevenção seriam focadas em modificações do estilo de vida e exposições ambientais.

Não fumar, manter-se fisicamente ativo, manter um peso corporal saudável, ter uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, evitando ingestão de grandes quantidades de gordura saturada, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcóolicas, proteger-se contra infecções sexualmente transmissíveis e evitar exposição prolongada ao sol são medidas que devem ser adotadas.

Sobre o Grupo CAM
O nome Maltez é referência na área de Medicina na Bahia e no Brasil. Consagrada pelo médico Aristides Pereira Maltez, que fundou em meados do século XX o primeiro Hospital contra o câncer do Norte e Nordeste e o segundo do Brasil, a família continuou fazendo história com seus herdeiros. O professor Dr. Carlos Aristides Maltez - filho do velho Aristides, iniciou uma história de sucesso ao fundar a Clínica de Assistência à Mulher - CAM, em 1978, em sociedade com Dra. Amélia Maltez Santos Cruz Fahel e Dr. João Soares de Almeida, atual diretor executivo do Grupo. Hoje, com uma estrutura ampla e moderna, equipe médica altamente qualificada e equipamentos de última geração, além da clínica CAM, o Grupo é formado pelo Instituto de Oncologia da Bahia (ION), Clínica de Oncologia (CLION), Centro de Diagnóstico da Osteoporose (OSTEO) e Grupo de Medicina Nuclear (GMN). Atualmente, o Grupo CAM é referência em Saúde para toda a família.

Nosso endereço

Itaigara
Avenida ACM, 237,Ed. Prof. Carlos Aristides Maltez Itaigara - Salvador/BA (71) 3352.8844

Canela
Rua Cláudio Manoel da Costa, 58 Canela - Salvador/BA - (71) 3183.3344

Litoral Norte
Av. Luís Tarquínio Pontes, 1635, Pitangueiras - Lauro de Freitas/BA (71) 3352-8800

Diretor Técnico: Dr. Airton Ribeiro da Silva Filho - CRM: 10652
Horário de Funcionamento

Canela e Litoral Norte - 7h às 19h / Itaigara - 7h às 21h

Mapa de Localização

Exibir mapa ampliado